Curiosidades sobre a Mulher-Maravilha

Saiba os detalhes da história da Mulher Maravilha e confira a comemoração da DC para o aniversário da heroína mais famosa das histórias em quadrinhos.
Ilustração com fundo vermelho mostrando a Mulher-Maravilha em primeiro plano.
Ouça o post

Desde que estreou nos gibis, em 1941, a Mulher-Maravilha coleciona vitórias contra seus arqui inimigos e encanta o público na TV e no cinema. Em 2021, a amazona da ilha de Temiscira completa 80 anos e sua festa de aniversário promete ser inesquecível.

Segundo o site da DC Comics, o aniversário da Mulher-Maravilha, celebrado no dia 21 de outubro, será marcado pela introdução da heroína no hall da fama do Comic-Con Museum e também pelo lançamento de histórias em quadrinhos exclusivas.

Entre os gibis anunciados para lançamento, estão o “Mulher-Maravilha 80º Aniversário Espetacular de 100 Páginas” e o “Wonderful Women of the World”, que contará as histórias de 23 mulheres inspiradoras e de diferentes lugares do mundo.

Logo com o rosto da Mulher-Maravilha formando a letra W nas cores azul e vermelho desenvolvido especialmente para o aniversário de 80 anos da heroína
Fonte: B9

A história da Mulher-Maravilha

Diferente dos super-heróis da Liga da Justiça, a Mulher-Maravilha não foi criada por um cartunista. Em 1941, o psicólogo e escritor William Moulton Marston apresentou ao mundo a Mulher-Maravilha: uma super-heroína criada para proteger a terra e que foi inspirada em sua própria esposa. 

O verdadeiro nome da Mulher-Maravilha é Diana Prince, uma amazona filha da rainha Hipólita e de Zeus, um conhecido deus da mitologia grega. A heroína vive com outras guerreiras em uma ilha mítica chamada Temiscira. Ao descobrir que a terra corre perigo, a Mulher-Maravilha utiliza sua força e os super-poderes de seus braceletes e do laço da verdade para salvar o mundo. 

10 curiosidades sobre a Mulher-Maravilha

Que tal comemorar o aniversário da Mulher-Maravilha conhecendo mais detalhes sobre a heroína mais conhecida dos quadrinhos?

A seguir contamos 10 curiosidades surpreendentes sobre a amazona Diana Prince. Confira!

1. A Mulher-Maravilha foi criada em 1941 e além de lutar por um mundo melhor nos gibis, a heroína também inspirou mulheres de todo o mundo com sua força e coragem. Isso aconteceu, pois na década de 40, as mulheres que enfrentavam diversos desafios para conquistarem direitos como trabalhar e estudar, se sentiram encorajadas pela super-heroína que viam nos quadrinhos.

2. O psicólogo e criador da Mulher-Maravilha William Moulton Marston, também criou o polígrafo, uma máquina capaz de detectar mentiras. Por essa razão, alguns especialistas em histórias em quadrinhos afirmam que a busca pela verdade e justiça presentes no DNA da Mulher-Maravilha, foram herdadas de seu criador.

3. O primeiro nome escolhido para a amazona Diana Prince não foi Mulher-Maravilha e sim Suprema, a Supermulher. O editor Sheldon Mayer foi quem convenceu o criador da personagem e a DC Comics a nomearem Diana como Wonder Woman ou Mulher-Maravilha, em português.

4. Nos quadrinhos a super-heroína também precisou lutar por seu espaço: em suas primeiras aventuras ao lado da Liga da Justiça, a Mulher-Maravilha era apenas a secretária do grupo de heróis e possuía o papel secundário de anotar os detalhes das reuniões entre os participantes da Liga. 

5. A Mulher-Maravilha já foi loira. Isso aconteceu em 1974, quando a atriz Cathy Lee Crosby interpretou a super-heroína no filme “Wonder Woman”. O longa-metragem fez muito sucesso na época e foi um teste para que a emissora americana ABC verificasse se lançaria ou não uma série com a heroína.

6. Entre as mulheres que já interpretaram a Mulher-Maravilha na TV e no cinema, as que mais se destacam são as atrizes Lynda Carter, que estrelou uma série de 60 episódios entre 1975 e 1979, e Gal Gadot, que interpreta a heroína atualmente.

7. Embora o grande amor da Mulher-Maravilha seja o piloto de avião Steve Trevor, a amazona já se apaixonou pelo Super-Homem em diversas histórias em quadrinhos lançadas nos anos 1980. 

8. Nas histórias em quadrinhos Diana Prince já derrotou Ares, o deus da guerra. Ao vencer o vilão, a Mulher-Maravilha recebeu o título de Deusa da Guerra e conquistou o poder de se comunicar com todos os super-heróis do mundo.

9. Na década de 90 os heróis da DC Comics e da Marvel protagonizaram histórias juntos. Em uma dessas aventuras, a Mulher-Maravilha encontra o Mjölnir, martelo do super-herói Thor e consegue movimentá-lo normalmente.

10. Em 2020 a DC Comics anunciou o lançamento da Mulher-Maravilha na versão brasileira. A heroína da adaptação nacional se chamará Yara Flor e irá participar da história em quadrinhos “Future State”, ambientada em 2030. Os planos da DC são de lançar também uma série especial para Yara. 

Mulher-Maravilha: a heroína da nova geração

O aniversário da Mulher-Maravilha é um momento para celebrar os 80 anos de história da personagem, mostrando que Diana Prince é uma heroína importante para a nova geração de leitores. Afinal, o empoderamento da super-heroína mostra às crianças como elas também são capazes de alcançar os próprios sonhos por meio do protagonismo infantil. 

Para as meninas, a Mulher-Maravilha é o exemplo de que as garotas podem ocupar o lugar que quiserem, como afirma em entrevista o especialista em quadrinhos Sidney Gusman: “os quadrinhos de super-heróis, por muito tempo, eram vistos como “coisa de menino”. Bobagem! As mulheres também adoram essas histórias e, finalmente, passaram a ser bem representadas nos gibis.”

Entre os garotos, a Mulher-Maravilha também é uma personagem importante, pois os ajuda a entender e respeitar a representatividade feminina, contribuindo para um futuro mais igualitário entre homens e mulheres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts