A importância de trabalhar a empatia dentro e fora da sala de aula

Importância da educação com empatia
Ouça o post

A empatia é uma das competências socioemocionais da educação do século 21 que precisa ser desenvolvida por crianças e jovens para se destacarem no futuro.

A empatia nada mais é do que a capacidade de perceber, sentir, conectar-se com o outro. É entender o que a outra pessoa está sentindo. Mas por qual motivo a empatia deve ser praticada dentro e fora da sala de aula?

As soft skills, ou as “habilidades sociais humanas” se tornarão cada vez mais valiosas, habilidades como empatia, trabalho em equipe, percepção de contexto, colaboração e pensamento criativo serão diferenciais para quem quiser se destacar no mercado de trabalho, por exemplo.

Com a tecnologia é normal que as coisas estejam mudando o tempo todo. Mudamos a forma em que consumimos, produzimos, aprendemos e, principalmente, como nos relacionamos. E, uma das saídas para aproximar ainda mais as pessoas é o desenvolvimento de competências socioemocionais.

Dessa forma, cabe à escola mostrar ser empático, fazendo com que crianças e jovens criem senso de responsabilidade e assumam um papel protagonista nas mudanças do mundo. Porém, nem sempre a preocupação com o outro é prioridade, nesse caso, vale ficar em alerta, pois a falta de empatia pode ser associada a problemas como bullying, intolerância, preconceito e violência.

Assim, é importante que alunos de todas as idades tenham a possibilidade de desenvolver atitudes empáticas para que seja possível uma sociedade mais madura, inteligente e conectada entre si.

Como cultivar a empatia na escola?

Crianças e jovens gastam cada vez mais tempo envolvidos com jogos virtuais e mídias sociais, se desenvolvendo mais em habilidades técnicas e, algumas vezes, deixando as habilidades sociais um pouco de lado. Habilidades como empatia e colaboração precisam ser reforçados no dia a dia e no ambiente escolar.

Na Educação Infantil, ao trabalhar a empatia na sala de aula, conseguimos influenciar positivamente crianças em seus primeiros contatos com a sociedade, firmando, na formação desses alunos, a importância de olhar para o outro e ser mais compreensivos com as possibilidades dadas a cada pessoa.

Uma boa primeira atividade é a prática de conversar sobre sentimentos de cada um dos alunos da turma. Frisando a importância dos sentimentos, sejam eles bons ou ruins e aumentando a percepção de que as pessoas sentem diferentes coisas em uma mesma situação. Dessa forma, as crianças criarão laços entre elas e com os professores, tornando mais fácil a identificação de problemas e a resolução dos possíveis transtornos.

Algumas atividades lúdicas também são essenciais para esse desenvolvimento acontecer desde cedo, uma delas é a contação de histórias com personagens, muitas vezes animais, que passam por alguns obstáculos em suas jornadas.

A educação é um processo misto envolvendo escola, família e a comunidade como um todo. Dessa forma, o ensino da empatia também deve ser desenvolvido e cultivado em casa. É preciso que pais e gestores estejam unidos, orientando crianças e jovens a lidarem com as suas emoções, ajudando a entender quais são as suas necessidades e perspectivas, assim como a do outro.

Mesmo vivendo em uma sociedade competitiva, onde a sensibilidade vai sendo deixada de lado, é perceptível que a empatia é capaz de tornar as crianças e jovens mais compreensivas e felizes, o que reflete no desenvolvimento e aproveitamento escolar. A empatia deve ser levada a sério dentro e fora da escola, e o educador deve se colocar também no lugar do aluno, para que juntos possam construir uma de educação de qualidade.

A Agenda Edu

A Agenda Edu é uma empresa de educação com viés tecnológico que tem como missão ajudar as escolas a evoluírem com uma comunicação de qualidade, além de fortalecer o relacionamento entre escolas, alunos e responsáveis. Estamos sempre lado a lado da jornada educacional, participando da rotina escolar de mais de 1.500 escolas e 1 milhão de usuários.   

A solução apresenta diversas funcionalidades que ajudam na comunicação e na organização da rotina dos alunos. São mensagens instantâneas, comunicados, eventos, pagamentos, resumo diário, atividades entre outros.

Quer saber mais sobre tecnologia na Educação e outros assuntos educacionais? Você poderá conferir artigos da Agenda Edu aqui no blog da Dentro da História ou acessando nosso blog, Jornada Edu.

1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts