Por que ler histórias com meninas protagonistas?

Meninas protagonistas em livros infantis
Ouça o post

Entenda a importância de colocar as crianças em contato com histórias de meninas protagonistas e veja dicas de livros com personagens femininas!

Na infância ou na vida adulta, os livros são formas de aprendermos sobre o mundo e sobre nós mesmos. Desde muito antes da escrita, contar histórias já era uma forma de transmitir de geração em geração os elementos importantes da nossa cultura: valores, lições de moral e noções de certo e errado.

Ainda hoje, os livros infantis cumprem esse papel: além de entreter e estimular a imaginação, suas histórias são capazes de mostrar para as crianças como o mundo funciona, preparando-as para a vida adulta. Por isso, ao ler para uma criança, é preciso sempre se perguntar: que mensagens eu estou passando para minha filha ou filho com essa história?

Meninas protagonistas em histórias infantis

Um estudo realizado na Universidade da Flórida analisou 6000 livros infantis escritos entre 1990 e 2000, constatando que apenas 31% deles possuía personagens centrais femininas. 

Além disso, em uma análise qualitativa, os autores ressaltaram ainda que as personagens femininas costumam refletir imagens estereotipadas e desatualizadas de meninas e mulheres, sendo retratadas como mais passivas e submissas do que os personagens masculinos. 

Por que devemos nos preocupar com isso?

A infância é o momento no qual estamos nos formando de forma intensa e contínua: as crianças absorvem tudo ao seu redor, e levam personagens e narrativas muito a sério. Eles são modelos que se somam às suas experiências cotidianas para formar sua identidade.

O número pequeno de meninas protagonistas não apenas de livros, como também de filmes e séries, pode incentivar as crianças a aceitarem a invisibilidade de mulheres e meninas como algo natural.  Isso pode levar meninas a acreditarem que são menos importantes ou capazes do que homens e meninos, o que afeta sua auto-estima, sua confiança e até reduz suas oportunidades no futuro.

Benefícios para meninas e meninos

Meninas diversas protagonistas
Personagens femininas nos livros geram identificação e conexão com as histórias.

Os meninos, mais do que as meninas, tendem a ser seletivos nos conteúdos: gostam de ler ou assistir histórias em sua maioria de protagonistas masculinos. Porém, esses personagens também costumam cair em estereótipos: são fortes, confiantes, e quase nunca demonstram seus sentimentos. Isso pode ter consequências negativas: muitos meninos crescem com dificuldades de expressar suas emoções, medo de errar, ou de não serem bons o suficiente.

Ou seja: por um lado, para as meninas, se identificar com personagens principais ativas e diversificadas nas histórias ajuda a desenvolver a autoestima e acreditar que são capazes de ser tudo aquilo que sonharem. E para os meninos, ler livros com protagonistas femininas reforça a ideia de que garotos e garotas não são tão diferentes assim, e que ambos podem ser confiantes, sensíveis, fortes, sonhadores e muito mais.

Dicas de livros com meninas protagonistas

A Dentro da História tem o propósito de transformar as crianças em protagonistas de livros personalizados, mostrando como são especiais e únicas. Então, em qualquer uma das nossas mais de 70 histórias, tanto meninas como meninos podem ser os personagens principais.
Ainda assim, separamos a seguir histórias inspiradoras, com personagens femininas que acompanham a criança em incríveis aventuras, servindo de exemplo e referência para a nova geração de leitores:  

Guerreira como Mulan

A Mulan foi primeira princesa da Disney com origem asiática, reforçando a importância da pluralidade nos filmes infantis. Neste livro personalizado, as crianças aprendem com o exemplo de Mulan que ser uma guerreira significa fazer o que é certo e proteger os seus amigos!

O Show da Luna! – Brincando de Faz de Conta

A Luna é uma garota curiosa e muito esperta, que usa a imaginação para descobrir as respostas de suas perguntas sobre o mundo. Com essa personagem brasileira muito original, as pequenas e pequenos aprendem desde cedo que a ciência é para todos – e pode ser muito divertida!

Frozen – Em Clima de Diversão

Quem tem criança por perto com certeza já conhece Elsa e Anna, mas não custa lembrar que as duas personagens de Frozen se destacam como protagonistas femininas por ensinarem que o amor verdadeiro vem da família – e  claro, que meninas são capazes de congelar ou salvar um grande reino. 

Sítio do Picapau Amarelo – Reino das Águas Claras

Nesta versão do clássico escrito por Monteiro Lobato, as crianças acompanham Emília e Narizinho em uma aventura mágica no fundo do ribeirão. A boneca mais faladora da literatura brasileira é uma personagem feminina icônica, que inspira as crianças a serem curiosas e questionadoras.

Criativa como Moana

Moana é filha do chefe de seu povo e decide seguir os passos de seus ancestrais, velejando pelos mares para descobrir o que há além do oceano. Neste livro, as crianças se inspiram nessa personagem destemida e aprendem a usar a criatividade para superar os desafios do dia a dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts