10 dicas para incentivar a leitura de forma divertida

Ouça o post

Não há dúvidas de que ler por prazer é uma ótima maneira de melhorar as habilidades de leitura das crianças. Por isso, é importante que os pais saibam como incentivar a leitura tornando-a divertida desde cedo, especialmente para os pequenos que são um pouco relutantes ou que têm dificuldades para aprender a ler.

Diversão: melhor forma de incentivar a leitura

Um estudo realizado nos Estados Unidos comprovou que o início precoce da leitura é determinante na relação da criança com livros e textos para resto da sua vida.

Ler por prazer, ler para buscar interesses, ler diversos gêneros e pesquisar em várias fontes para aprender sobre um assunto. Esses tipos de leitura são muito importantes na infância: eles permitem desenvolver o vocabulário, construir o conhecimento e adquirir fluência para compreender textos complexos no futuro.

Já é comprovado que a diversão faz toda a diferença no aprendizado! Isso porque a dopamina, o hormônio da felicidade, estimula os centros de memória do cérebro e melhora a capacidade de atenção. Ou seja, é muito mais provável que a criança entenda e se lembre do que aprendeu quando está se divertindo e brincando.

Quando os pais e professores usam estratégias para incentivar a diversão e reduzir o estresse de uma atividade relacionada à leitura, as crianças ganham resiliência emocional e aprendem de forma mais eficiente, desenvolvendo níveis mais elevados de cognição.

10 formas de tornar a leitura mais divertida

Além de ajudar a criança a aprender e se desenvolver melhor, momentos divertidos de leitura melhoram os vínculos afetivos entre o pequeno e quem lê com ele. Assim, é possível viver momentos que ficarão na memória dos filhos para sempre!

Para tirar o máximo de proveito dos livros e incentivar a leitura, dê uma olhada nas 10 dicas abaixo. Vocês vão viver experiências super especiais em família!

1. Crie um cantinho da leitura

Ter um lugar especial para aproveitar a leitura ajuda a criança a se desligar de outras atividades e mergulhar de verdade nos livros.

Experimente criar uma “área da leitura” que seja muito divertida! Espalhe almofadas no chão, coloque bichinhos de pelúcia por perto, crie uma cabaninha com lençóis e cadeiras, adicione luzinhas de Natal.

Também é legal inventar um nome mágico para esse lugar junto com o seu pequeno: Tenda da Imaginação, Esconderijo dos Ninjas Leitores, Caverna da Leitura… Vocês vão viver momentos inesquecíveis ali.

2. Explore o livro do início ao fim

Antes de começar a leitura, experimente discutir sobre a capa do livro. Pergunte para a criança qual ela acha que é o tema da história, o que ela imagina que vai acontecer.

Para crianças mais velhas, transforme isso em um desafio, elas adoram essas missões! Vão gostar se acertarem, e se surpreender se a história for muito diferente do que haviam imaginado.

3. Dê vida aos personagens

Nada diverte tanto os pequenos quanto encenações e reações inesperadas. Deixe sua veia cênica aflorar e faça vozes diferentes para cada personagem, sem medo de exageros. Isso ajuda a incentivar a leitura não deixando ela ficar monótona nunca!

4. Divida os papéis

Se a criança já sabe ler, deixe-a escolher um personagem para interpretar. Crianças adoram imaginar que são outras pessoas, e ela vai se sentir parte da história de verdade.

Post Relacionado

Se a criança ainda não sabe ler, peça a ela que repita as falas desse personagem do jeito que ela imagina que ele falaria. Envolver os pequenos desde cedo e escolher livros adequados para crianças de cada idade ajuda a desenvolver o gosto pela leitura.

5. Experimente efeitos sonoros

Você pode usar copos plásticos, papel alumínio, apitos… Tente dar o controle desses diferentes sons para a criança. Ela vai precisar prestar atenção na história para conseguir fazer os efeitos certos, na hora certa. Isso faz com que ela se sinta dona do momento da leitura, incentivando a criatividade e a imaginação.

6. Reviva as experiências dos livros

Peça para a criança escolher o momento que mais gostou no livro e recrie-o em casa.

Por exemplo, no livro Turma da Mônica: Uma Aventura no Limoeiro, o Cascão constrói um foguete usando materiais recicláveis. Por que não fazer o mesmo e ainda aprender sobre reciclagem? Estimule que os aprendizados dos livros sejam aplicados na vida real.

7. Convide a família toda

Fazer da leitura uma experiência para a família é algo muito marcante para as crianças. Envolva a todos, papai, mamãe, avós, primos… Distribua papéis, promova a criação do cenário e façam juntos um teatrinho que conta a história do livro. Além de criar um momento muito gostoso, a criança e os adultos vão liberar toda a criatividade.

8. Debata sobre a história

Ao fim da leitura, pergunte se a criança gostou ou não, entenda o motivo e peça que ela sugira uma solução para o que ela não gostou. Além de estimular a imaginação, você também estará instigando a resolução de problemas de uma maneira muito lúdica.

Também funciona trazer acontecimentos do livro para a experiência diária. Pergunte para a criança, por exemplo, como o seu personagem favorito resolveria ou reagiria a determinada situação.

9. Use e abuse da personalização

No caso dos livros personalizados da Dentro da História, aproveite que o nome e o personagem da criança estão estampadas no livro e peça para ela indicar onde está seu nome nos textos.

A personalização é um grande instrumento para a construção de identidade e auto-estima. Peça para a criança se descrever, perguntando coisas como “de quem é esse olhinho?”. Elogie quando ela conseguir mostrar cada detalhe dela mesma.

Leia mais: 5 benefícios dos livros personalizados para crianças

10. Celebre a diversidade

Aproveite a leitura para celebrar a diversidade. Principalmente se o livro for personalizado, faça a criança se descrever e depois descrever aos outros personagens. Assim ela vai perceber como somos todos diferentes, e que isso faz de todo mundo especial.

A leitura é um legado para a vida

Ler para uma criança é uma das melhores coisas que podemos fazer pela sua educação. A leitura é muito mais valiosa do que apenas uma forma de acalmá-la na hora de dormir, mas pode de verdade fazer a diferença para que ela desenvolva habilidades socioemocionais que serão importantes em toda a sua vida.

Experiências divertidas de leitura ajudam a criança a adquirir linguagem de maneiras novas e diferentes, a reconhecer e criar narrativas e até ter melhor desempenho em disciplinas escolares.

Ler na infância transforma muitas crianças em jovens e adultos leitores. E um bom leitor é um bom aprendiz para a vida toda!

Dentro da História:

Ver Comentários (8)

  • Gostei muito das 10 dica, para tornar a leitura, mais divertida, precisamos sim incentivar os pequenos, desde cedo gostar da leitura.

    • Oie, Maria!

      Ficamos super felizes em saber que você gostou das dicas (:
      Nós acreditamos que um mundo melhor pode ser construído por meio da leitura. Nesse processo, o primeiro passo é justamente incentivar os pequenos a terem um contato mais próximos com os livros.

      Boa leitura em família!

  • Sou fã THE NUMBER ONE desse clube. Já comprei vários livros. Só não assinei pro meu filho ainda pq achei caro. Estou aguardando o pessoal do clube me seduzir com um preço bem acessível... rsrsrs..

    • Oie, Antonio! Tudo bem?

      Que alegria saber que você é fã número um do Clube da Dentro! :D
      Ficamos na torcida para que logo logo você comece a receber nossos Kits de Leitura.

      Boa diversão!

Post Relacionado
Posts Recentes