4 lembrancinhas artesanais para o Dia das Mães

Confira o passo a passo de quatro lembrancinhas incríveis, fáceis de fazer e que vão emocionar a mamãe nesse Dia das Mães!
lembrancinhas para o Dia das Mães

O Dia das Mães surgiu em 1914, nos Estados Unidos, e acabou por se tornar uma data comemorativa muito popular ao redor do mundo. No Brasil, ela acontece no segundo domingo de maio e traz oportunidade para crianças e adultos de celebrarem o amor, a gratidão e tantos outros sentimentos incríveis presentes na relação entre mães e filhos. 

Coincidentemente, vivi há pouco tempo uma experiência relacionada ao assunto que me deixou inspirada e cheia de ideias para esse post. Aconteceu quando fui ajudar os meus pais na mudança de casa e descobri que a minha mãe tinha guardado dezenas de lembrancinhas que fiz para ela quando era pequena. Vale dizer que quando digo “dezenas”, não se trata de um exagero: elas ocupavam uma caixa inteira!

Passamos um bom tempo vendo cartas, dobraduras e colagens. O mais curioso foi que eu não me recordava de muitos dos itens mais antigos, mas minha mãe era capaz de contar com detalhes o contexto de cada um. Revê-los deixou o meu coração quentinho e fez com que eu confirmasse, mais uma vez, que as coisas simples e feitas com afeto são mesmo as de maior valor.

Um presente único para a melhor mãe do mundo
  • Dia das Mães – Minha Família é Perfeita Desse Jeito
  • Dia das Mães: O Mundo é mais-que-perfeito
  • Amo muito minha Mãe

Lembrancinhas para o Dia das Mães

Fiquei animada para trazer para o blog dicas de lembrancinhas artesanais para serem feitas em casa ou na escola, inspiradas nos registros da minha infância. Selecionei sugestões práticas, que além de estimular a criatividade das crianças de forma livre e produtiva, ainda poderão estreitar laços com as suas mamães e criar memórias encantadoras para o resto da vida. Que tal, então, separar os materiais, chamar os pequenos e colocar a mão na massa? Confira as sugestões:

1. Porta-retratos de palitos

porta retrato Dia das Mães

Quem não ama poder guardar os momentos mais incríveis em uma fotografia? Porta-retratos nunca são demais, principalmente quando feitos pelas mãos de pequenos grandes artistas!

Para esta atividade, serão necessários 16 palitos de sorvete, tinta guache, pincel, cola branca e um pedaço de fitilho ou barbante. Comecem pintando os palitinhos com as cores que mais gostam e assim que eles secarem, sigam o passo a passo de montagem baseado na imagem abaixo:

passo a passo porta retratos
  1. Coloque dez palitos lado a lado em uma superfície lisa, alinhando-os.
  2. Para unir o conjunto, colem sobre eles mais dois palitos, um na parte superior e outro na inferior. Aproveitem para colar as pontinhas da fita que servirá para pendurar também.
  3. Esperem alguns minutos e virem a estrutura para montar a parte da frente.
  4. A moldura deve ser feita com os quatro palitos restantes, fixando primeiro os da horizontal e por último os da vertical. Espere algumas horas até que fique seco e firme o suficiente. Quando estiver pronto, meça o tamanho do espaço do centro com uma régua e imprima uma foto bem bonita para recortar proporcionalmente, encaixando-a na fresta lateral.

        Dica extra: vocês também podem enfeitar as bordas com fuxicos e botões de diferentes cores e tamanhos.

        2. Cartão decorado

        cartão Dia das Mães

        Este tipo de cartão tem um efeito muito bonito e é fácil de fazer. É possível decorá-lo do zero a partir de quatro círculos de papel do mesmo tamanho ou optar por imprimir um modelo pronto como o da imagem, com um pattern inspirado no nosso livro da família. 

        Após unir todas as partes, os pequenos e pequenas podem enfeitar o interior com uma mensagem, foto ou desenho. Vale usar fitas coloridas, lantejoulas, purpurina e adesivos, tudo é bem-vindo para presentear de forma autêntica e cheia de carinho. Para baixar as instruções e o molde, basta preencher o formulário abaixo:

        3. Pote do amor para o Dia das Mães

        pote do amor

        O Pote do Amor é uma atividade indicada para crianças que já sabem escrever ou estão na fase de alfabetização, porém também pode ser feito pelos mais novinhos com o auxílio de um adulto.

        Para começar, escolham um pote transparente e que tenha tampa, de preferência feito de plástico. Façam uma etiqueta escrito “Mamãe, eu te amo porque…” e colem na parte externa com durex ou fita dupla face.

        Depois, recortem uma quantidade de tiras de papel suficiente para preencher o pote. Elas podem ser brancas ou coloridas e devem ter um tamanho médio. Em cada uma, escrevam elogios que complementem a frase do lado externo, como por exemplo:

        “Mamãe, eu te amo porque… você tem os melhores abraços.” 

        “Mamãe, eu te amo porque… você é linda!” 

        “Mamãe, eu te amo porque… você é especial.” 

        Na hora de presentear, incentive a criança a explicar para a mãe que o pote reúne mensagens de afeto e que pode ser aberto sempre que a saudade bater ou, simplesmente, para deixar o dia mais feliz!

        4. Caixinha de mensagens para a mamãe

        caixa de mensagens

        Para finalizar, trago a caixinha de mensagens, uma lembrança bem divertida de personalizar. Para fazer o download do molde, é só preencher esse formulário.

        Sugiro o uso de um papel de maior gramatura na hora da impressão ou então que o modelo seja colado em um papel kraft antes de ser recortado e montado, para que a caixa fique firme e dure por mais tempo. Para preencher e enfeitar as faces, estimule os pequenos e pequenas a usar lápis de cor, canetinha, aquarela e tudo mais que a criatividade mandar. Se quiserem, vocês podem envolvê-la com uma fita e um laço bem bonito!

        Observação: fiquem atentos para não colar a parte de cima, pois a ideia é que o cubo seja um recipiente que abre e fecha, ideal para guardar uma pequena lembrança, tal qual um bombom ou qualquer outra guloseima.

              2 comments
              Deixe um comentário

              O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

              Related Posts