7 benefícios da Yoga para crianças

Entenda como essa prática milenar pode auxiliar no desenvolvimento infantil, e confira dicas de como introduzir a Yoga na rotina das crianças.

Você sabia que a palavra Yoga significa “unir” e “integrar”? O termo, que tem origem na palavra “yuj” do idioma sânscrito, surgiu na Índia há mais de 5 mil anos. Dessa forma, a Yoga estimula a conexão entre o corpo e a mente, por meio de movimentos inspirados na natureza e do controle da respiração. A prática regular dessa técnica proporciona momentos de relaxamento e bem-estar.

Em um mundo cada vez mais conectado e agitado, as crianças da geração Alpha já nascem recebendo diariamente diversos estímulos externos. Com as aulas online e a ausência do convívio social com os amiguinhos, os pequenos tendem a ficar ainda mais tempo expostos às telas e ao ambiente virtual. Isso pode contribuir para que as crianças tenham mais dificuldade para se acalmar e se concentrar nas tarefas diárias.

Yoga infantil e as novas gerações

O desafio de encontrar o equilíbrio entre o mundo digital e o analógico tem sido compartilhado por muitas famílias, especialmente em tempos de trabalho remoto, onde o convívio familiar foi estendido. Nesse sentido, a Yoga infantil pode ser uma importante ferramenta para auxiliar nas transições diárias entre o ambiente físico e virtual.

Segundo a professora e especialista Michelle Soares Bosco, “hoje em dia as crianças estão tão atarefadas quanto os pais. As atividades externas, juntamente com a tecnologia, ferramenta dessa geração, acabam gerando muito estímulo e ansiedade. O Yoga traz de volta para a criança a conexão com o mundo interior: quando estão mais interiorizadas, as crianças se tornam mais conscientes, mais sensíveis, calmas, agradecidas e acolhedoras.”

Além disso, um estudo publicado pela The American Journal of Occupational Therapy revelou que a prática da Yoga infantil pode ajudar no comportamento e no desenvolvimento de crianças com autismo, pois os pequenos no espectro autista costumam ter níveis de estresse e ansiedade mais altos. “A ansiedade alimenta muito o comportamento negativo, então o programa de yoga dá a eles uma estratégia para lidar com isso”, afirma a pesquisadora e líder do estudo, Kristie Patten Koenig.

Confira: O que pessoas com autismo gostariam que você soubesse

Principais benefícios da Yoga para as crianças:

A prática da Yoga na infância traz benefícios para o corpo e a mente

Ao incentivar hábitos saudáveis e o autoconhecimento, a prática da Yoga na infância traz diversos estímulos benéficos para as crianças. “Os pais podem inserir o Yoga no dia a dia de seu filho convidando a criança a observar o que está acontecendo em sua volta, no ‘aqui e agora’. Muitas vezes passamos de uma atividade para outra cumprindo um cronograma, mas existe significado em cada coisa que acontece. Quando a criança passa a desenvolver esse olhar mais profundo para tudo em sua volta, sua respiração fica mais alongada e ela fica mais calma”, explica Michelle.

Veja abaixo 7 dos principais benefícios da yoga infantil:

1 – Coordenação motora

Ao praticar yoga regularmente, as crianças desenvolvem a coordenação motora. Dessa forma, as atividades simples da rotina como escovar os dentes ou até mesmo tarefas escolares mais complexas como escrever, pintar e recortar, são realizadas com mais autonomia e de forma mais simples.

Post Relacionado

2 – Consciência corporal

Além da coordenação motora, a yoga também proporciona que os pequenos conheçam melhor seu corpo e explorem seus limites físicos. O equilíbrio e a postura que cada posição exige também auxiliam no desenvolvimento correto de movimentos como agachar e sentar.

3 – Desenvolvimento emocional

Outro benefício da yoga para as crianças é estimular o controle da respiração. Quando combinados, o domínio do corpo, a inspiração e a expiração ajudam no combate à ansiedade nas crianças, pois ajudam a relaxar a mente e o corpo. Os movimentos auxiliam também no controle e desenvolvimento emocional para além dos momentos da prática, impactando o comportamento da criança no dia a dia.

4 – Concentração

A prática de yoga estimula ainda a concentração de forma ampla, pois os pequenos desenvolvem percepções a cada movimento, além de serem estimulados a focar sua atenção no momento presente. Com isso, as preocupações com outras atividades e distrações são substituídas pela calma e presença do corpo e da mente no presente.

5 – Criatividade e imaginação

Além de auxiliar as crianças a tranquilizar a mente e o corpo, a yoga infantil também permite que os pequenos soltem a imaginação para criar novos movimentos e explorar as possibilidades do corpo. A prática também faz com que as crianças fiquem mais sensíveis aos estímulos recebidos, ampliando assim as possibilidades de criar e imaginar coisas novas fora das aulas.

6 – Conexão com a natureza

Com movimentos inspirados na natureza e nos animais, a yoga para crianças estimula ainda o contato com o meio ambiente. Esse incentivo desde a infância proporciona o respeito com a natureza, além de abrir espaço para o diálogo familiar sobre práticas sustentáveis e preservação ambiental.

7 – Melhora no desempenho escolar

Ao estimular a coordenação motora, a consciência corporal, o desenvolvimento emocional, a concentração e a criatividade, a yoga infantil acaba contribuindo para o progresso escolar dos pequenos. Isso acontece pois o desenvolvimento de tais habilidades faz com que a criança consiga aprender mais e melhor.

Como inserir a yoga na rotina da criança?

Diferente da prática direcionada aos adultos, a yoga para crianças precisa acontecer de forma lúdica, para que o momento não se torne mais um peso na rotina dos pequenos. Aqui é importante lembrar que a yoga infantil pode ser praticada por crianças de diferentes idades, desde que ministradas com as melhores técnicas para cada fase de desenvolvimento.

Livro infantil sobre Yoga: “Uma Viagem pela Natureza Interior”

O livro personalizado “Uma Viagem pela Natureza Interior”, escrito por Michelle e lançado pela Dentro da História, incentiva o yoga para crianças de forma divertida e leve. “É um livro especial que contém muitas simbologias em que o contato com os animais leva os pequenos e pequenas para a consciência e o despertar das necessidades físicas, emocionais, mentais e espirituais que acontecem no dia a dia”, explica a autora. Na aventura, a criança também aprende a estimular seu próprio corpo com os primeiros movimentos de yoga e meditação.

Clique aqui para conferir a história adquirir o livro com 10% de desconto!

Dentro da História:

Ver Comentários (2)

  • Sou psicopedagoga, terapeuta ayurveda e professora de yoga para criança, posso dizer que meus pequenos yogues, meus alunos curtem bastante as aulas, se envolvem com as histórias, onde trabalho medo, presença plena, trazer o olhar para este momento ao realizar os asanas de forma lúdica e envolvente. Uso música, aromas, jogos... eles curtem e os pais mais ainda!! @espacoamala

Post Relacionado
Posts Recentes