Conheça os nomes e as características dos personagens do Smilingüido

Saiba mais sobre as formigas que conquistaram o Brasil e descubra curiosidades sobre o Smilingüido e sua turminha.
Ilustração mostrando o Smilingüido e sua turma

No reino da Floresdeira vivem as simpáticas formiguinhas da Turma do Smilingüido. Lideradas pela Rainha Formosa e instruídas pelo mestre Formisã, as formigas se dedicam a ajudar o próximo, amar a todas as criaturas, além de cultivar atitudes para transformar o mundo em um lugar melhor.

A sabedoria e os ensinamentos das formiguinhas fazem parte do cotidiano de muitas famílias há mais de quarenta anos. Afinal, apresentar para as crianças a importância da amizade, bondade, paz, compaixão e amor é muito mais divertido com os personagens do Smilingüido. 

Aprendendo com Smilingüido

Os valores transmitidos pela turminha do Smi encorajam as crianças e as ajudam a entender de forma lúdica o que é o protagonismo infantil, além de mostrar exemplos práticos de como agir diante dos desafios.

Em entrevista exclusiva, a autora Cristina Marques, que escreveu o livro “Aventura com Smilingüido” explica que “quando a criança compreende a mensagem que o Smilingüido transmite, o valor da vida se reveste de importância, tanto da sua vida como a do próximo. Com base na memória afetiva da história que leu, a criança se coloca no lugar do personagem e internaliza a mensagem dele. Ela vai saber que atitude tomar, e assim passa a viver a aventura no seu dia a dia.”

Vire um personagem do Smilinguido e entre Dentro da História
  • Smilingüido - A Missão de Paz
    Smilingüido – A Missão de Paz
  • Smilingüido – O Segredo das Formigas
  • smilinguido e sua turma
    Smilinguido e Sua Turma

Conheça os personagens da turminha

Os princípios que estimulam a educação e a percepção das crianças são transmitidos por uma turminha muito animada e divertida. Conheça a seguir os personagens do Smilingüido e se divirta em família com as histórias estreladas pelas formiguinhas.

Faniquita

Ilustração Faniquita

Fã da Rainha Formosa, a Faniquita encanta a todos da Floresdeira por seu jeitinho espontâneo e sincero. Com carinho, prestatividade e animação ela ajuda a quem precisar.

Em seu tempo livre, essa simpática formiguinha adora participar das aulas do Mestre Formisã, contemplar as belezas da natureza e se divertir com seus amigos.

Flau

Ilustração Flau

Em todo o reino é difícil encontrar uma formiguinha tão vaidosa quanto a Flau. Ela adora acompanhar e usar as últimas tendências do formigueiro, além de não se incomodar nem um pouco em ser o centro das atenções.

Junto com a turminha, a alegre e divertida Flau está aprendendo como a humildade e generosidade podem transformá-la em uma formigamiga ainda melhor.

Forfo

Forfo

No mundo da Floresdeira existe uma frutinha super gostosa chamada gabiri e que é o alimento preferido do Forfo, tanto que ele adora compartilhar essa delícia com seus amigos da turminha.

Além de gostar muito de gabiri, Forfo também é um ótimo amigo. Com sua sensibilidade e criatividade ele se dispõe a ajudar prontamente a quem precisar. 

Leia também: Lições de amizade com Smilingüido

Mestre Formisã

Mestre Formisã

O Mestre Formisã é cheio de sabedoria e se dedica a compartilhar suas experiências e aprendizados com a turminha do Smilingüido.

Em suas aulas, as formiguinhas aprendem como colocar em prática os valores e ensinamentos do livro da vida para garantir que todo o reino viva em paz e harmonia.

Pildas

Pildas

Pildas é uma formiguinha que veio do nordeste para a Floresdeira. Seu jeito tranquilo e despreocupado faz com que ele não se intimide diante dos desafios que surgem no reino.

Ele também adora fazer arte e aprontar com os amigos, mas quando surge uma adversidade, as brincadeiras dão lugar à coragem e à criatividade para encontrar soluções que ajudem a todos.

Piriá

Piriá

O espírito aventureiro e a alegria fazem parte da personalidade de Piriá, uma formiguinha que veio do lado sul do reino.

Além das aventuras, Piriá também é conhecido por pensar muito em si mesmo e conviver com seus defeitos. Por essas razões, as aulas com o Mestre Formisã o ajudam a deixar de lado o egoísmo e a buscar formas de pensar mais no próximo. 

Rainha Formosa

Ilustração da Rainha Formosa

Com muita generosidade, bondade e paciência a Rainha Formosa lidera o formigueiro. Mesmo carregando a responsabilidade da liderança, ela sempre pede conselhos para o Mestre Formisã, pois entende a importância de ouvir outras formigas.

Além disso, a Rainha Formosa também é uma inspiração para Faniquita, que sonha em um dia se tornar rainha como ela.

Veja também: Marca-páginas do Smilingüido para baixar grátis

Smilingüido

Smilingüido

Enquanto a Rainha comanda todo o formigueiro, o Smi é o líder da turminha. Ele é querido por todos, pois busca sempre resolver os desafios de maneira pacífica e amigável.

Sua bondade, interesse e esforço são frutos de muito aprendizado com o Mestre Formisã, de suas experiências e conversas com o Criador. Ao lado de seus amigos ele vive altas aventuras das quais sempre aprende algo novo e proveitoso para sua vida. 

A criança junto com o Smilingüido e sua turma 

Menino sorrindo com sua coleção de livros do Smilinguido

Aprender sobre a importância da amizade, paz, harmonia, generosidade e tantos outros valores ficará ainda mais divertido com os livros personalizados da coleção “Valores para a Vida com Smilingüido”

Ao lado das formiguinhas, os pequenos e pequenas irão descobrir ainda como colocar esses importantes princípios em prática de forma muito divertida. Em cada livro a criança faz um passeio cheio de aventura pela Floresdeira e mergulha no mundo das formiguinhas para conhecer mais os personagens do Smilingüido. Para personalizar agora, basta clicar aqui.

Os assinantes podem colocar todas as histórias do Smilingüido e sua turma em sua trilha de livros para receber todos os meses um super Kit de Leitura com brincadeiras e muito mais! Clique aqui para conhecer o Clube.

5 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts