5 Brincadeiras divertidas para o Natal

É Natal e o que fazer para divertir a criançada agora? Veja dicas de brincadeiras divertidas para envolver os pequenos nesse momento mágico.
Crianças fazendo brincadeiras divertidas no natal
Ouça o post

Natal é sinônimo de muita alegria e união entre nossos familiares e amigos. Também é sinônimo de preparar a ceia, decorar a casa, garantir os presentes e proporcionar um momento especial para as crianças. Essas são tarefas que até o Papai Noel precisaria de uma ajuda!

Aproveitando a magia dessa época do ano, brincar com as crianças além de ser divertido é uma maneira de fortalecer laços familiares, contribuir para o desenvolvimento infantil e a criatividade.

Seu pequeno descobrindo o espírito Natalino
  • Nevou no Natal
  • todo dia natal
    E se todo dia fosse Natal?
  • colorindo o natal
    Colorindo o Natal

5 Brincadeiras para se divertir com a família no Natal

Separamos 5 brincadeiras especiais para tornar o Natal um momento mágico para as crianças e toda a família.

1. A árvore de Natal da família

Decorar a casa para o Natal nos faz transbordar de alegria! Envolver os pequenos nessa tarefa divertida, pode se transformar em uma brincadeira que estimula a criatividade infantil.

Árvore de natal para baixar grátis e se divertir em família

A Árvore de Natal da Família é uma atividade em que a criança desenha em um papel os rostinhos de cada pessoa da sua família, seja os avós, as tias, os pais, até o bichinho de estimação, por quê não? Essa é uma forma da criança aprender sobre colaboração em família e entrar em contato com seus familiares.

No material Atividades de Natal para Imprimir, você encontra um modelo pronto para recortar e colocar na sua árvore de Natal, além de mais inspirações e materiais para criar com a criançada!

2. Caça aos presentes

Essa é uma brincadeira que envolve toda a família e ainda promete uma forma diferente de trocar os tão esperados presentes de Natal. 

Faça uma caça ao tesouro com os seus presentes. É simples e muito divertido! Esconda os presentes pela casa, use a criatividade para escolher seus esconderijos. Depois, escreva bilhetinhos com dicas onde os presentes estão e ajude a criança a procurá-los.

Todo mundo vai se divertir muito com essa brincadeira de natal, além de despertar a capacidade de raciocínio lógico e explorar o ambiente. Claro, o momento de abrir o presente vai ficar ainda mais emocionante

3. Gorro do Noel 

Dentre as brincadeiras divertidas que as crianças irão adorar e que podem ser feitas com objetos que estão em casa é a Gorro do Noel. Coloque em uma touca de Papai Noel lembrancinhas como balas, bolinhas, carrinhos ou outros objetos mais elaborados.

Permita que ela explore as texturas, os formatos, os relevos, a temperatura de cada objeto dentro do Gorro. Estimule que a criança tente adivinhar só pelo tato quais são os objetos que estão ali dentro.

De acordo com a BNCC, a descoberta dos sentidos na infância, especialmente do tato, é um ponto fundamental para o desenvolvimento infantil. Afinal, é por meio da brincadeira que a criança descobre o mundo ao seu redor.

4. Nessa brincadeira, todos ganham 

Com a chegada do Natal o desejo de compartilhar toma conta de muitas famílias. Que tal aproveitar essa época do ano para estimular as crianças a descobrir o valor e importância da solidariedade?

Entre as diversas opções de solidariedade existentes está o apadrinhamento. Procure em sua cidade ou bairro organizações não governamentais ou órgãos municipais que estejam envolvidos em ações solidárias.

Juntos, você e os pequenos podem escolher o presente e customizar uma linda embalagem e cartão. Essa é uma chance de compartilhar a magia do Natal e tornar essa data mais especial para outra pessoa.

Faça parte do mundo Disney em histórias incriveís
  • Toy Story – Amigo Estou Aqui
  • Disney parks
    Onde os Sonhos se Realizam | Disney
  • Disney Carros
    Disney Carros – Uma Corrida Inesquecível

5. Contando histórias natalinas

O Natal é repleto de histórias e personagens muito especiais para as crianças, seja  o Papai Noel, a rena, o boneco de neve ou os duendes, o universo natalino é um prato cheio para a imaginação! Que tal um bom livro infantil para contar as histórias desses personagens tão queridos? Afinal, a contação de histórias não pode ficar de fora das brincadeiras divertidas do Natal em família.

Livro personalizado Colorindo o Natal

Com o livro personalizado Colorindo o Natal a criança descobrirá o mundo encantado do bom velhinho ao lado do duende natalino. Além de conhecer os personagens natalinos, os pequenos e pequenas poderão soltar a imaginação para colorir todas as páginas da história, desenhar seu próprio boneco de neve, escrever cartinhas de pedidos para o Papai Noel e até mesmo criar um cartão personalizado.


A história estimula ainda a criação de memórias afetivas entre a família e a imaginação das crianças, proporcionando experiências lúdicas e inesquecíveis. Clique aqui para personalizar o livro e encher de cores o Natal dos pequenos.

3 comments
  1. Acho incrível que o personagem principal do Natal seja o Papai Noel inventado pela Coca Cola… O Natal é mágico sim, porque nesse dia estamos comemorando o nascimento de Jesus, que veio nos ensinar o amor ao próximo. Ninguém menciona. Será que não sabem ou nem se lembram?

  2. Boa Observação! Natal foi criado para lembrar do Nascimento de nosso Salvador Jesus Cristo. Porém, quem não tem religião e segue o ” fluxo” dos alienados , escolhem o Egoísmo de só pensar em Comer e ganhar presentes… porém a Festa Democrática , sendo Religioso ou não, qq um pode participar.
    Aqui em casa faço um bolo e cantamos Parabéns a Jesus!!!! Viva Jesus !!!

  3. na verdade o Natal vem muito antes de Jesus Cristo e sua comemoração foi aproveitada pela igreja, a igreja católica tomou essa data para o nascimento de Jesus de forma simbólica e sincretista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts