3 formas de ensinar uma criança a escutar

Como é possível estimular na criança a habilidade de escutar com atenção? Veja 3 dicas para incentivar seu filho.
Como ensinar a criança a escutar
Ouça o post

Como é possível estimular na criança a habilidade de escutar com atenção? Veja 3 dicas para incentivar seu filho a ouvir.

Saber ouvir é uma habilidade que poucos adultos possuem. Em geral, nos preocupamos muito em falar e explicar nossos pontos de vista para os outros, mas temos dificuldades de controlar a ansiedade para conseguir realmente escutar as pessoas.

É comum que as crianças aprendam muito mais facilmente a se expressar do que a ouvir de forma paciente, com atenção. Na infância, o cérebro ainda está se desenvolvendo, assim como a capacidade de concentração necessária para ouvir. Por isso, é muito importante exercitar a escuta com as crianças para que elas tenham essa capacidade quando crescerem. Isso afetará suas relações na família, com amigos e até mesmo no trabalho.

3 dicas para ensinar seu filho a escutar

Saber escutar é fundamental para fortalecer conexões com as outras pessoas, melhorar a relação com quem nos cerca, crescer pessoal e profissionalmente.

Ter uma boa comunicação não é apenas falar incessantemente; é preciso aprender a não interromper alguém que compartilha informações, sentimentos ou opiniões. Quando interrompemos a conversa, paramos de ouvir porque concentramos nossa atenção no que queremos dizer a seguir.

Então, como podemos ajudar nossos filhos a entender que escutar é tão importante quanto se expressar? Aqui indicamos 3 maneiras de ajudar a construir as habilidades de escuta do seu pequeno ou pequena:

1. Contação de histórias colaborativa

Esta atividade de escuta colaborativa traz uma reviravolta nova e divertida para a antiga tradição de contar histórias para as crianças. Seu filho realmente precisará prestar atenção ao que está ouvindo, ou perderá sua chance de contribuir para o rumo da história.

Vocês podem brincar em viagens de carro, em casa ou até passando tempo ao ar livre. Funciona assim: uma pessoa começa a inventar uma história compartilhando as primeiras frases e em algum momento fala: “Próximo!”. Então, a próxima pessoa do grupo tem que continuar a história de onde ela parou. Assim continua, até que todos tenham várias chances de aumentar a narrativa até a história chegar ao final. Além de incentivar a escuta e a concentração, é uma atividade muito divertida que estimula o faz de conta e renderá várias risadas!

2. Ouvindo e desenhando

Para essa atividade, primeiro desenhe em uma folha uma figura que você criou: pode usar formas geométricas, se basear em objetos reais, ou soltar a imaginação. O importante é não deixar as crianças verem o desenho antes.

Depois, dê para cada pessoa que participar uma folha e lápis. Você vai descrever cada parte do seu desenho, falando para eles imaginarem o que estão ouvindo e reproduzirem a figura no papel de cada um.  

Quando terminarem, peça que comparem seus desenhos. O mais legal é comparar as semelhanças e diferenças entre cada um e com o desenho original. Em seguida, troquem de lugar para que a criança também exercite descrever sua figura para os outros. É uma atividade muito interessante para mostrar como os pontos de vistas das pessoas podem ser diferentes, e como mesmo nos esforçando para escutar os outros, cada um pode continuar tendo visões únicas.

3. Escutar histórias em família

Uma pesquisa publicada no Pediatrics, periódico da Associação Americana de Pediatria (AAP), mostrou que ler em voz alta para os filhos traz benefícios para a cognição e melhora na memória dos pequenos. Além disso, a leitura fortalece os laços afetivos entre a criança e quem lê para ela: dessa forma, o pequeno se conecta com o que está ouvindo, desenvolvendo a atenção para escutar com concentração e paciência.

O segredo para estimular a escuta com livros infantis é escolher histórias envolventes que captem a atenção da criança. Os livros personalizados fazem isso com muito sucesso: neles, cada criança é o personagem principal, tornando as histórias muito mais atrativas e envolventes.

Mãe e filha lendo livro personalizado
Livro personalizado da Turma da Mônica

Nos livros da Dentro da História, além de as crianças se tornarem protagonistas, as aventuras incluem os seus personagens favoritos – como a Turma da Mônica e a Patrulha Canina. Isso cria uma conexão emocional maior com cada história, incentivando a escuta de uma forma ainda mais especial nos momentos de leitura em família.

Clique aqui para conhecer os livros personalizados e criar uma aventura única com o personagem do seu pequeno!

Receba dicas e novidades por email:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts