5 Brincadeiras divertidas para o Natal

Ouça o post

Natal é sinônimo de muita alegria e união entre nossos familiares e amigos. Também é sinônimo de preparar a ceia, decorar a casa, garantir os presentes e proporcionar um momento especial para as crianças. Essas são tarefas que até o Papai Noel precisaria de uma ajuda!

Aproveitando a magia dessa época do ano, brincar com as crianças além de ser divertido é uma maneira de fortalecer laços familiares, contribuir para o desenvolvimento infantil e a criatividade.

Seu pequeno descobrindo o espírito Natalino
  • Nevou no Natal
  • E se todo dia fosse Natal?
  • Colorindo o Natal

5 Brincadeiras para se divertir com a família no Natal

Separamos 5 brincadeiras especiais para tornar o Natal um momento mágico para as crianças e toda a família.

1. A árvore de Natal da família

Decorar a casa para o Natal nos faz transbordar de alegria! Envolver os pequenos nessa tarefa divertida, pode se transformar em uma brincadeira que estimula a criatividade infantil.

A Árvore de Natal da Família é uma atividade em que a criança desenha em um papel os rostinhos de cada pessoa da sua família, seja os avós, as tias, os pais, até o bichinho de estimação, por quê não? Essa é uma forma da criança aprender sobre colaboração em família e entrar em contato com seus familiares.

No material Atividades de Natal para Imprimir, você encontra um modelo pronto para recortar e colocar na sua árvore de Natal, além de mais inspirações e materiais para criar com a criançada!

2. Caça aos presentes

Essa é uma brincadeira que envolve toda a família e ainda promete uma forma diferente de trocar os tão esperados presentes de Natal. 

Faça uma caça ao tesouro com os seus presentes. É simples e muito divertido! Esconda os presentes pela casa, use a criatividade para escolher seus esconderijos. Depois, escreva bilhetinhos com dicas onde os presentes estão e ajude a criança a procurá-los.

Todo mundo vai se divertir muito com essa brincadeira de natal, além de despertar a capacidade de raciocínio lógico e explorar o ambiente. Claro, o momento de abrir o presente vai ficar ainda mais emocionante

Post Relacionado

3. Gorro do Noel

Dentre as brincadeiras divertidas que as crianças irão adorar e que podem ser feitas com objetos que estão em casa é a Gorro do Noel. Coloque em uma touca de Papai Noel lembrancinhas como balas, bolinhas, carrinhos ou outros objetos mais elaborados.

Permita que ela explore as texturas, os formatos, os relevos, a temperatura de cada objeto dentro do Gorro. Estimule que a criança tente adivinhar só pelo tato quais são os objetos que estão ali dentro.

De acordo com a BNCC, a descoberta dos sentidos na infância, especialmente do tato, é um ponto fundamental para o desenvolvimento infantil. Afinal, é por meio da brincadeira que a criança descobre o mundo ao seu redor.

4. Nessa brincadeira, todos ganham

Com a chegada do Natal o desejo de compartilhar toma conta de muitas famílias. Que tal aproveitar essa época do ano para estimular as crianças a descobrir o valor e importância da solidariedade?

Entre as diversas opções de solidariedade existentes está o apadrinhamento. Procure em sua cidade ou bairro organizações não governamentais ou órgãos municipais que estejam envolvidos em ações solidárias.

Juntos, você e os pequenos podem escolher o presente e customizar uma linda embalagem e cartão. Essa é uma chance de compartilhar a magia do Natal e tornar essa data mais especial para outra pessoa.

Faça parte do mundo Disney em histórias incriveís
  • Toy Story – Amigo Estou Aqui
  • Onde os Sonhos se Realizam | Disney
  • Disney Carros – Uma Corrida Inesquecível

5. Contando histórias natalinas

O Natal é repleto de histórias e personagens muito especiais para as crianças, seja  o Papai Noel, a rena, o boneco de neve ou os duendes, o universo natalino é um prato cheio para a imaginação! Que tal um bom livro infantil para contar as histórias desses personagens tão queridos? Afinal, a contação de histórias não pode ficar de fora das brincadeiras divertidas do Natal em família.

Com o livro personalizado Colorindo o Natal a criança descobrirá o mundo encantado do bom velhinho ao lado do duende natalino. Além de conhecer os personagens natalinos, os pequenos e pequenas poderão soltar a imaginação para colorir todas as páginas da história, desenhar seu próprio boneco de neve, escrever cartinhas de pedidos para o Papai Noel e até mesmo criar um cartão personalizado.


A história estimula ainda a criação de memórias afetivas entre a família e a imaginação das crianças, proporcionando experiências lúdicas e inesquecíveis. Clique aqui para personalizar o livro e encher de cores o Natal dos pequenos.

Dentro da História:

Ver Comentários (3)

  • Acho incrível que o personagem principal do Natal seja o Papai Noel inventado pela Coca Cola... O Natal é mágico sim, porque nesse dia estamos comemorando o nascimento de Jesus, que veio nos ensinar o amor ao próximo. Ninguém menciona. Será que não sabem ou nem se lembram?

  • Boa Observação! Natal foi criado para lembrar do Nascimento de nosso Salvador Jesus Cristo. Porém, quem não tem religião e segue o " fluxo" dos alienados , escolhem o Egoísmo de só pensar em Comer e ganhar presentes... porém a Festa Democrática , sendo Religioso ou não, qq um pode participar.
    Aqui em casa faço um bolo e cantamos Parabéns a Jesus!!!! Viva Jesus !!!

  • na verdade o Natal vem muito antes de Jesus Cristo e sua comemoração foi aproveitada pela igreja, a igreja católica tomou essa data para o nascimento de Jesus de forma simbólica e sincretista

Post Relacionado
Posts Recentes