10 dicas para lidar com o ciúme entre irmãos

O ciúme entre irmãos é muito comum, mas sempre causa estresse na família. Veja 10 dicas para lidar com ele da melhor forma possível!
Como lidar com ciúme entre irmãos
Ouça o post

O ciúme entre irmãos é muito comum, mas sempre causa estresse na família. Veja 10 dicas para lidar com ele da melhor forma possível!

A relação entre irmãos na infância nem sempre é fácil: é comum que o filho mais velho veja aquela nova pessoinha chegando em sua casa e ganhando muita atenção, que antes era só dele. E, mais para frente, às vezes o caçula percebe que o vínculo entre o irmão e os papais já é bem forte. Então não tem jeito, algum dia o ciúme vai aparecer e será preciso lidar com ele.

Abaixo separamos dicas que você pode ter em mente para estender a bandeira branca em casa e mostrar para os pequenos que o amor é tão, tão grande que não tem espaço para ciúmes nenhum na família!

1. Ter apoio na chegada do novo bebê

Um recém-nascido requer muita atenção, e quando ainda há uma criança pequena em casa é muito importante contar com uma rede de apoio. A presença de ambos os pais em casa durante as primeiras semanas já ajuda, mas melhor ainda é contar também com pessoas próximas que ajudem a cuidar e dar atenção ao filho mais velho nesse período.

2. Deixar seu filho fazer parte da novidade

Uma das questões de ter um novo bebê é que o filho mais velho pode se sentir deixado de lado, mas isso tem muito menos chances de acontecer se ele estiver envolvido em todo processo. Deixá-lo ajudar na escolha do nome do irmão ou irmã, ensinar a segurar as perninhas enquanto você troca a fralda, mostrar o quanto ele é importante… Tudo isso ajuda na dinâmica da casa.

3. Explicar que ama os dois igualmente

Mesmo antes de o irmãozinho nascer, comece a explicar para o seu pequeno que o amor que vocês têm por ele nunca vai mudar, e pelo contrário, só vai crescer! Diga que o irmãozinho também o amará muito. Dê um exemplo comparando o amor que ele sente pelos dois pais (ou outros familiares), mostrando que não existe “amar mais um que o outro”.

4. Dar atenção exclusiva de vez em quando

Passar um tempo com a família toda é sempre uma delícia, mas que tal desenvolver também a relação com seus filhos de maneira individual? É ideal que o papai e a mamãe tirem alguns momentos para dar atenção exclusiva a cada filho: isso vai diminuir o ciúme entre irmãos e fazer cada pequeno se sentir único.

Veja também: Como criar meninos e meninas com igualdade?

Receba dicas e novidades por email:

5. Lembrar que o filho mais velho ainda é pequeno

Quando uma criança menor chega em casa, às vezes os pais colocam uma responsabilidade grande demais nos filhos mais velhos falando para eles agirem como “mocinhos ou mocinhas”. Porém, até pouco tempo atrás eles eram os bebês da casa. Por isso, repreende dessa forma pode fazer a criança internalizar sentimentos ruins. A chave é entender o que ela está querendo ao se comportar de forma infantil, e dar atenção para suprir essas vontades.

6. Evitar comparar os irmãos

Um combustível perigoso para incentivar o ciúme entre irmãos é ficar comparando os dois, como dizer que um é melhor em tal tarefa que o outro. Isso coloca os irmãos em lados opostos, e incentiva o sentimento de que precisam se esforçar para ser melhor que o outro.

7. Exercitar a união entre os filhos

Inventar brincadeiras em que um precise do outro é uma ótima forma de unir seus filhos. Incentive o espírito colaborativo mostrando a eles que, quando agem juntos, têm mais chances de ganharem um jogo ou convencerem a mamãe a deixar ver um desenho na TV, por exemplo.

Veja também: 17 brincadeiras tradicionais para se divertir

8. Valorizar a individualidade das crianças

Por mais que compartilhem os mesmos genes, nenhuma criança é igual a outra. Por isso, não é uma boa ideia falar para a criança se comportar como o irmãozinho ou fazer ele gostar de um alimento só porque a outra criança gosta. Um dos pequenos vai se sentir desfavorecido e isso alimenta o ciúme. Ao invés disso, ressalte o que cada um tem de bom ou o que precisa melhorar, evitando comparações.

9. Conhecer o temperamento de cada filho

Muitas vezes as crianças mais quietinhas tendem a não pedir muita atenção, mas isso não quer dizer que elas não querem ou não sentem falta. Esteja sempre atento e pronto para dar afeto ao seu pequeno, mesmo que ele seja discreto e não peça.

10. Prestar atenção nas brigas repetidas

Crianças não conseguem disfarçar quando estão com ciúmes, então os pais podem identificar quais situações mais colocam os seus filhos em lados opostos. Trabalhe em cima dessa questão até ambos se sentirem seguros e valorizados.

E calma! Ciúme entre irmãos faz parte da relação.

Se seus pequenos estão passando por situações de ciúmes, não se culpe ou pense que isso só acontece na sua casa. Muitas famílias não demonstram ou comentam sobre isso, mas a grande maioria dos irmãos passam por fases assim na infância.

O caminho é alimentar o diálogo, demonstrar carinho, dar atenção e estimular sempre a parceria entre os irmãos. Assim, eles se tornarão parceiros e amigos para a vida toda.

Veja também: 3 formas de ensinar uma criança a escutar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts