11 ideias para comemorar o Dia do Livro Infantil na escola

Dia 18 de abril é o Dia Nacional do Livro Infantil. Veja ideias de atividades para comemorar em sala de aula com as crianças!
Crianças lendo no Dia do Livro infantil
Ouça o post

O Dia Nacional do Livro Infantil foi criado em 2002, como celebração da literatura infantojuvenil no Brasil. A data foi escolhida em homenagem ao dia de nascimento de Monteiro Lobato, maior autor da literatura infantil do país.

Nascido em Taubaté no dia 18 de abril de 1882, o criador do Sítio do Picapau Amarelo foi o primeiro escritor a inserir nas histórias para crianças e os jovens os elementos da cultura nacional, como costumes do povo do interior e lendas de nosso folclore. Fez isso de forma única, combinando a identidade brasileira a elementos da literatura universal, como a mitologia grega.

Além de criador de Emília, Narizinho e todos os personagens icônicos do Sítio, Monteiro Lobato foi também o precursor da literatura paradidática, que nas escolas tem o objetivo de permitir que a criança aprenda enquanto brinca e lê.

Crie seu livro e entre Dentro da História
  • Patrulha Canina
    Patrulha Canina | Resgate Animal
  • O Pequeno Príncipe – Pequeno Príncipe
  • aventura limoeiro
    Turma da Mônica – Aventura no Limoeiro

Atividades para o Dia do Livro

Essa data tão especial não pode passar em branco! Para comemorar o Dia do Livro Infantil com as crianças e incentivar o gosto pela leitura, separamos ideias de atividades para você fazer na escola – ou até mesmo em casa! Veja a seguir:

1. Roda de Leitura

Nada melhor do que celebrar o Dia do Livro, lendo! Reúna as crianças em círculo na sala de aula, na biblioteca ou mesmo no pátio. Façam uma votação para decidir qual livro será lido. Então, cada criança pode ler uma ou duas frases em voz alta. Assim o livro vai passando de mão em mão, e além da leitura todos exercitam também a escuta.

2. Pesquisa colaborativa

Novamente, escolha um autor nacional ou promova uma votação para as crianças escolherem um escritor sobre o qual deverão fazer uma pesquisa. Faça um sorteio do tópico que cada criança deverá pesquisar: sua cidade natal, dia de nascimento, livros que escreveu, personagens que criou, etc. No Dia do Livro, reúnam essas informações montando um grande painel sobre o autor. E claro, aproveite para fazer a leitura de uma de suas obras!

3. Aluno escritor

Defina um tema – pode ser algum que já esteja sendo trabalhado em sala de aula – para propor aos alunos a produção de um texto. Pode ser um poema, um conto, ou até mesmo uma história em quadrinhos. Façam uma exposição das obras na escola – uma ideia é colocá-las penduradas em um varal na biblioteca ou no pátio, onde outros alunos poderão pegar para ler e pendurar novamente.

5. Carta para o autor

Depois de lerem e conversarem sobre um livro em sala de aula, proponha aos alunos que escrevam uma carta ao autor. Eles podem contar o que mais gostaram da história, o que não gostaram, qual personagem foi o seu preferido, e até fazer perguntas sobre curiosidades que tenham surgido durante a leitura. Se o autor for vivo, pode até ser possível encontrar o endereço de sua caixa postal para enviar as cartinhas de verdade. Será uma experiência única!

Receba dicas e novidades por email:

6. Ler para o outro

Que tal promover uma experiência de leitura entre turmas? As turmas mais velhas podem ler uma história para as turmas mais nova, que lerá para a outra turma, e assim por diante. Isso vai incentivar a interação entre as crianças de salas diferentes, assim como sua autoestima e confiança por se sentirem capazes de ler para as outras.

7. Apresentação para as famílias

Com base na leitura de um livro, a sala pode preparar poesias, teatros ou até apresentações musicais inspiradas na história. Ensaie com os alunos e depois convidem as famílias para assistir a apresentação. Será gratificante para os pais e principalmente para os pequenos leitores!

8. Tapete de livros

Reúna vários livros infantis em cima de um tapete ou uma colcha no chão, e use almofadas para criar um ambiente ainda mais aconchegante. Separe um tempo do dia para os pequenos escolherem um livro do tapete e aproveitarem a leitura ali.

9. Marca página divertido

Que tal criar uma lembrancinha do Dia do Livro para os alunos levarem para casa e usarem a cada nova leitura? Um marca página divertido que a criança pode confeccionar e decorar, criando animais ou personagens que preferir. Veja abaixo uma inspiração divertida para fazer um marca-página:

@dentrodahistoria

Pegue papel, tesoura e Lápis e mãos na massa. 🐰 Não esqueça de compartilhar com a gente usando o @dentrodahistoria

♬ Som dos animais – Johny e amigos
Tik Tok Dentro da História

10. Escutar um livro

Aproveite o Dia do Livro para promover uma experiência nova: escutar um audiolivro juntos enquanto acompanham a história no livro físico. Isso ajuda principalmente as crianças com dificuldade de leitura, através da associação da linguagem oral com a linguagem escrita. Os pequenos vão ficar bem mais atentos e compreender com mais facilidade a história, mesmo que ainda estejam aprendendo a ler.

11. Cuidar da biblioteca

Se a escola tiver uma biblioteca, convide os alunos para explorarem o espaço, ajudarem na sua organização junto com o bibliotecário e até criarem cantinhos mais confortáveis, com almofadas e tapetes.

Caso não tiverem um espaço assim, que tal criarem uma biblioteca colaborativa? As gelatecas são um exemplo de projeto em que as pessoas doam livros, que ficam disponíveis nas geladeiras redecoradas, e qualquer um pode emprestar e devolver depois. Criem juntos uma biblioteca colaborativa na escola!

Dica extra!

Professora lendo livro da Dentro Educa com sua aluna

Já imaginou que incrível comemorar o Dia do Livro transformando os alunos protagonistas de um livro de verdade? E ainda, em histórias com seus personagens favoritos?

A Dentro Educa é uma plataforma que permite criar personagens com o nome e as características das crianças, e receber os livros impressos na escola. São diversas opções de histórias para escolher, com personagens como a Turma da Mônica, Pequeno Príncipe e muitos outros! Clique aqui para conhecer o projeto Dentro Educa e incentivar a leitura dos alunos de uma forma inovadora!

11 comments
  1. Muito legal. Sou bibliotecário e vou conversar com os professores e as pedagogas aqui da minha escola para verificarmos a possibilidade de implementação de algumas idéias.

  2. Bom dia, sou professor na educação infantil e fundamental,a leitura é fundamental para o equilíbrio educacional, parabéns a equipe que dá ênfase para a EDUCAÇÃO.

  3. Amando as dicas. Infelizmente minha escola não tem um acervo de livros nem biblioteca. Nosso público é bastante carente e a leitura de livros que é tão importante fica sempre em terceiro plano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts