Como fazer uma mini horta em casa com as crianças

Ouça o post

Saiba tudo que é necessário para começar uma mini horta em casa e incentivar as crianças a participar e aprenderem com o cultivo.

Ter uma horta pode parecer complicado ou pouco prático, especialmente com a vida das grandes cidades, mas essa prática tem se tornado cada vez mais comum.

Uma mini horta caseira pode ser plantada no quintal ou mesmo dentro de apartamentos. Em vasos de barro, garrafas de plástico e até embalagens descartáveis de leite. A horta pode ficar no chão ou na parede. Com apenas um pequeno espaço, sol, água e cuidado, muito alimento pode nascer e crescer.

Veja a seguir porque essa prática pode ser tão positiva e descubra como fazer uma mini horta em casa envolvendo as crianças no processo!

Os benefícios da horta para as crianças

Além de estimular um estilo de vida mais saudável para toda a família, ter uma horta em casa pode colaborar com o desenvolvimento das crianças. 

De acordo com um estudo do Royal Horticultural Society em parceria com a National Foundation for Educational Research, dois institutos que promovem a horticultura e a educação, as crianças que fazem atividades na horta da escola melhoram o seu desempenho acadêmico, físico e mental.
Da mesma forma que na escola, ter essa experiência em casa junto com a família traz inúmeros benefícios para os pequenos:

  • Contato com a natureza: mesmo morando em cidades grandes ou apartamentos, as crianças podem ter contato diário com a terra e as plantas.
  • Paciência: assim como as plantas levam tempo para nascer e crescer, a criança aprende que tudo tem seu tempo.
  • Educação alimentar: com a horta em casa, a criança desenvolve noções sobre a origem dos alimentos e passa a valorizar cada um deles.
  • Responsabilidade: ao participar da rotina e cuidar todos os dias da horta, a criança é estimulada a cumprir com seus compromissos.
  • Aprendizados em Ciências: com o cultivo da horta, a criança assimila de forma prática os conceitos que aprende na escola sobre plantas, ciclos naturais, usos da água e do solo.

Como fazer a mini horta em casa

Veja o passo a passo para criar uma horta em casa!

Decidiu investir tempo e carinho em uma horta caseira? Agora saiba o que é preciso para começar!

1 – Envolva as crianças desde o início

Para que as crianças encarem a horta como parte de seu dia a dia e sintam que é algo que pertence a elas, é bom envolvê-las no processo desde cedo. Você pode começar perguntando para a criança se ela sabe de onde vêm os alimentos, como eles são plantados, como nascem e chegam até a nossa casa. 

Explique o que é uma horta e pergunte se ela gostaria de ter uma em casa. As crianças costumam ficar muito animadas com a ideia de poderem comer algo que elas mesmas plantaram!

A partir de então, vocês farão juntos todas as próximas etapas.

2 – Decidam onde plantar

Se vocês têm um quintal, separem uma pequena área de terra para a horta. É bom limpar o local, tirando pedras e cascalhos. Caso tenham animais de estimação que passam por ali, também é recomendável cercar a área ou fazer um canteiro suspenso. 

Para quem mora em apartamento, existem várias espécies que podem ser plantadas em vasos. De qualquer forma, é importante que o local escolhido receba luz do sol em pelo menos um período do dia. 

A horta em casa pode ser cultivada em vasos criados com materiais recicláveis, como caixas de leite, latas e potes. É importante criar furos na base para a água poder escoar e não apodrecer as raízes.  

Veja também: Como as crianças podem ajudar em casa?

3 – Escolham o que plantar

Alguns alimentos precisam de mais espaço na terra e por isso são recomendados para hortas em quintais: pepino, mamão, abóbora, abacaxi, banana, repolho, tomate, couve e berinjela.

Post Relacionado

No caso de hortas em vasos, vocês podem optar por: rúcula, manjericão, tomate cereja, alecrim, hortelã, morango, cebolinha, pimentão, salsa, coentro e alface. Outras opções de plantas para para mini hortas são temperos como cebolinha, cheiro verde, coentro e orégano, alecrim e tomilho.

Uma dica é cultivar alimentos presentes na alimentação da família, pois assim vocês não precisarão comprá-los sempre e terão o prazer de comer aquilo que plantaram.

Lembrem-se também que as frutas, verduras e legumes variam de acordo com a época do ano. Por isso, nossa dica é plantar mais de um tipo para sempre ter pelo menos uma produzindo e poder preparar sucos e receitas deliciosas e saudáveis.

Veja mais dicas abaixo:

Fonte: Greenpeace

4 – Preparem a terra

Você pode comprar a terra já adubada em lojas de jardinagem ou supermercados do gênero. Se possível, escolha sem aditivos químicos, afinal vocês vão cultivar plantas para consumo.

Revolva a terra antes de plantar, porque ela não pode estar compactada. Se possível também adicione pedrinhas no fundo do vaso, para fazer a drenagem e evitar que a terra tampe os furos.

A adubagem da mini horta deve ser feita cerca de uma vez por mês, para garantir os nutrientes necessários às plantinhas. Pode ser com húmus de minhoca, que é fácil de encontrar nas lojas. Mexa a terra, jogue o adubo na superfície e cubra novamente.

Você sabia que dá para fazer adubo orgânico em casa, com restos de comida? Assim, reaproveitamos os alimentos e reduzimos o lixo. Veja como no vídeo:

5 – Hora de plantar a horta!

Mostre para a criança como distribuir as sementes por toda a superfície, tomando cuidado para que não fiquem umas em cima das outras. Caso estejam plantando mudas, acomodem-nas com cuidado em seu novo lar.

Vocês podem plantar direto no local definitivo ou em uma sementeira – recipientes menores, como uma caixa de ovo. No caso das plantas maiores, é possível deixar em um vaso até germinar e, quando estiver com pelo menos 5 centímetros de altura, transferir para o canteiro definitivo.

6 – Cuidando de cada planta

Você pode explicar para a criança que, assim como as pessoas são diferentes entre si, cada planta tem suas próprias necessidades. Algumas precisam de mais sol, outras de menos água.

O manjericão, por exemplo, precisa de muito sol. Já o alface precisa de menos exposição solar. Pesquisem juntos as características dos cultivos da horta e anotem em um caderninho para controlar a rotina de regar cada um.

7 – Aprendam com as frustrações

Depois de plantar as primeiras sementes, é possível que a criança fique ansiosa para ver os brotinhos nascendo logo e isso é completamente natural. Lembra que falamos que o cultivo da horta ajuda a desenvolver a paciência?

Da mesma forma, se alguma planta murchar e acabar morrendo, é possível que isso gere frustração. É importante que o adulto lide com suas próprias expectativas para poder ser um mediador e ajudar a criança a refletir sobre o que aconteceu: “Será que regamos demais? A planta pegou muito sol? Faltou adubo?”. De qualquer maneira, o próximo passo é pesquisar mais e aplicar os aprendizados em novos cultivos!


E aí, prontos para começar?

Veja fotos de mini hortas em casa para se inspirar:

Dentro da História:

Ver Comentários (7)

Post Relacionado
Posts Recentes